Saiba como organizar o seu horário de estudo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Olá meninas! Eu sei que o nome do blog é "modaevicios" e também sei que estudar não é um vício (geralmente). Mas vamos pensar assim: "Estudar não é um vício, mas computador é um vício, e o computador atrapalha os meus estudos. Então eu preciso organizar o meu horário de estudo".

Agora que eu estou fazendo o terceiro ano do ensino médio, vou ter menos tempo pra atualizar o blog. Mas eu penso o seguinte: posso separar 2 horas de cada dia pra me dedicar ao blog e o resto das horas diárias eu me dedico aos estudos, já que pra mim é ano de vestibular e eu preciso ficar de cara com os livros. Se você está no Ensino Médio essa é a sua hora de começar a se organizar.
1 - Horas de sono: Geralmente a gente não dorme as 8 horas diárias assim como deve ser. Então na escola a gente costuma tirar um cochilinho naquela aula chata, já é de lei. Então o que eu indico pra vocês: tentem dormir essas 8 horas diárias. São muito importantes, gente. Quando eu consigo dormir esse tempo, no outro dia eu estou disposta, me sentindo saudável e não sinto sono durante as aulas. Se você está na escola e começa a sentir aquele sono, não durma! Se segura, presta atenção nas aulas e quando chegar em casa você almoça e depois de 20 minutos, dorme 50 minutos. Não mais do que 50 minutos, certo?!

2 - Na escola: Tente anotar todos os tópicos importantes que os professores destacam, não deixem passar um detalhe, porque geralmente eles costumam destacar os principais pontos dos quais irão cair na prova. Também não guardem dúvidas, não tenham vergonha de perguntar... Se não entendeu nada, diga! É obrigação do professor te explicar quantas vezes forem necessárias até você entender.

3 - Chegando em casa: Como citei no ponto 1, você pode tirar o seu cochilo de no máximo 50 minutos após o almoço. Comece a separar o seu horário a partir disso. Quando acordar sente na mesa, escolha a matéria da qual você irá revisar. É importante você revisar todos os dias os assuntos que os professores passaram. Por exemplo: hoje teve biologia. Cheguei em casa, sentei na cadeira, abri o livro e o caderno e comecei a fazer resumo do assunto dado, apesar do professor ter feito um esquema no quadro. Após esse resumo, eu li e percebi que compreendi tudo o que foi dado hoje. Mas também teve química, redação, inglês, fiz a mesma coisa. Entenderam?! Se tiver 5 aulas diárias de matérias diferentes, é importante que quando chegar em casa estude essas 5, mas não vá misturando não. Quando estudar uma e entender você pode passar para a outra. E assim vai...

4 - Perto da semana de provas: A pior parte é essa: a semana de provas! Não deixem pra estudar em cima da hora, porque nunca dá certo. Geralmente a gente decora o assunto, mas daqui há algum tempo não iremos mais lembrar daquilo que estudamos. Então assim que a semana for marcada comece a estudar de acordo com o horário. E outro ponto importante: quando a gente estuda antecipadamente, além de termos mais tempo pra aprender, temos dúvidas que podem ser tiradas com os professores em sala, antes mesmo da prova. E outra: como você começou a se acostumar a estudar diariamente, já não ficou tanto assunto acumulado. Você vai estudar e já vai estar sabendo de muita coisa. Porque você já estudou aquilo.

5 - Quantas horas de estudo eu posso separar por dia? Quanto mais horas, melhor! Esse ano eu pretendo ter apenas duas horas diárias para mexer no computador. E nas outras eu pretendo começar a estudar os assuntos do ENEM e os assuntos da escola. É só fazer uma listinha "tal hora eu estudo tal matéria", "tal hora eu estudo pro ENEM e na outra estudo assuntos da escola". Então se dediquem mesmo.

6 - Lembre-se de que se alimentar bem faz parte: Esse é o último tópico! Quero lembrar a vocês que quando a gente está bem alimentado, costumamos ter mais disposição e mais facilidade pra aprender. Por isso adotem uma alimentação balanceada, pois é muito importante não só para a sua saúde, como também para a sua disposição nos estudos.

Então é isso, meninas! Essas foram as dicas. Desculpem se o post ficou muito estendido, mas agora eu acho que vocês irão saber organizar o horário de estudo direitinho. Não dediquem o seu tempo exclusivamente a suas redes sociais, elas não irão te levar a lugar nenhum. Foi isso que eu aprendi esses dois primeiros anos do ensino médio. Apesar de não ter reprovado nenhum desses anos, eu perdi muita coisa. Muito assunto. Então aproveitem e bons estudos. Evitem ficar de recuperação, se esforcem o suficiente pra passar de média em todo o semestre/bimestre/trimestre. Espero que tenham gostado do post. Beijos!
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Bem, eu tentei me programar também ano passado devido ao vestibular. Uns meses antes do ENEM eu resolvi fechar o blog por tempo indeterminado, mas acabei não aguentando e voltei um mÊs depois. É bom se organizar logo e colocar como projeto. :D
    AMEI seu blog, muito lindo. *-*
    O meu:
    http://oicarolina.wordpress.com
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estudo em primeiro lugar \Õ/ isso mesmo :)

    Post bem construtivo, colega só não te segui porque o blogger não está colaborando :s

    Muito lindo seu cantinho!
    beijos cor de rosa
    alinearrudabarbie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas,sim é lei a gente durmi nas aulas chatas haha! :33 beijão

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas,seguindo *-*
    http://oque-fazer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Carol. Eu não pretendo fechar o blog não, pretendo me dedicar a ele, mesmo estudando muito hahahah muito obrigada lindas, fico feliz que estejam gostando!

    ResponderExcluir
  6. Otimas dicas flor ajudaram bastante,eu faço muita coisa na rotina e fica uma bagunça,é escola,academia,teatro,música ... é uma confusão só mais eu acho que com essas dicas vou conseguir me organizar mais ! - Parabéns pelo blog é muito legal vai fazer muito sucesso! estou seguindo,se gostar do blog retribui? bjks Adolescendo ! ;3

    Miih ^-^

    - http://blog-adolescendo.blogspot.com (:

    ResponderExcluir
  7. Owww, muito obrigada linda!! Sigo sim. Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, vai ser útil não só pra mim como pra muita gente.
    Também farei o 3º ano do ensino médio e ainda pré vestibular, ou seja, o tempo vai ter que render bastante, e se a gente começar a se organizar desde agora, vamos conseguir ter tempo pra tudo e sem se prejudicar né?
    Enfim, o post tá maravilhoso.
    Beijão,
    Vanessa.
    http://www.detalhesescritos.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boa as dicas, pena que seja tão difícil de segui-las =\ Adorei a postagem, muito útil.

    Beijos,
    Visite: www.lacodecetim.com

    ResponderExcluir
  10. Passei por esse perrengue ano passado kkk e eh deste jeito mesmo que se deve fazer ^^ se organizar para estudar, dormir e até tirar um tempinho para relaxar .. já que ninguém eh de ferro neh? kk
    seguindo.. segue de volta? :)
    http://www.cupcaketaste.com/

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vocês! Obrigada, lindas!! ahhaha beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi Valeska, td bem ???

    Estou estudando p/ concursos e se organizar é mesmo importante, pq de vez em quando bate aquela preguiça rsrs.

    Adorei seu blog, foi vc mesma que fez o layout ??? Já estou seguindo, se puder dá uma passadinha no meu tb !!!

    www.loucasporbijus.blogspot.com

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Se não segui foi sem intensão, sério, deve ter sido distração :)
    Agora já estou seguindo mesmo :D

    www.cupcaketaste.com

    ResponderExcluir
  14. Obrigada lindas! Tudo bem Yeda!! eu quem fiz sim hahah passo sim, claro

    ResponderExcluir
  15. Valeska eu amei suas dicas, também estou no terceiro ano e estou me organizando para manter o blog atualizado, mas meus estudos não ficam atrás no momento eles são o mais importante.

    ResponderExcluir

Valeska Ribeiro © 2013 - 2014