Dicas para blogueiras iniciantes

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Olá meninas! Eu estou percebendo que muitas garotas estão tendo dificuldades em criar um blog. Não é fácil mesmo... Também tive muita dificuldade. Ficava em dúvida de qual nome pôr, qual template, qual site eu faria (blogspot ou wordpress). E como tive muito trabalho pra chegar onde eu cheguei hoje, acabei preparando um post pra vocês com certas dicas que irão ajudá-las de início.

• Nome: é preciso lembrar que essa é a principal parte, da qual você precisa pensar muito bem antes de tomar a decisão. Quando alguém visita o seu blog e gosta, geralmente quer visitar de novo e de novo e de novo, por esse motivo, você tem que procurar algum nome que grude na cabeça dos outros. Não adianta você colocar uma "frase" pra ser a sua url ou até mesmo colocar uma palavra em inglês super difícil de ser lida ou até pronunciada. É muito chato visitar um blog que tem o nome maior que o conteúdo, tipo: "vamosfalardemodagentelindabeijos.blogspot.com.br". Então pensem muito bem no nome antes de fazer o blog. Dica: ouça muita música para se inspirar ou leia muitos livros, eu sempre tiro as melhores ideias de ambos.

• Template: essa é a segunda parte mais importante, a aparência do seu blog! É terrível visitar um blog todo pink, que dói na vista só de abrir e mais terrível ainda é visitar um todo desorganizado, com aqueles enfeites todos. Lembre-se disso: "a primeira impressão é a que fica". Se alguém visitou o seu blog e a aparência dele estava ruim, esse alguém não irá ter interesse de voltar novamente lá. Se quiserem, aqui está um site legal com templates lindos, peguei a base do meu aqui: btemplates

• Assunto a ser tratado: decida qual será o foco principal do seu blog, veja se vai falar de moda, livros, música, culinária, televisão etc. Isso também irá te ajudar a escolher o nome. Não adianta o seu blog se chamar "amomoda" e você começar a postar receitas de culinária né... Tipo o meu "moda e vícios", claro que o assunto vai ter "moda", mas também terão os meus vícios: séries, músicas, livros etc. Então pensem muito bem.

• Site: decidam qual site irá usar, se vai ser o blogspot ou o wordpress. Eu vou ser bem sincera: não gosto do wordpress. Muita gente fala que é melhor, mas eu digo logo: NÃO É! Tudo que será feito tem que ser pago. Você não pode ter um template personalizado se você não poder pagar por isso. Eu ainda tenho o modaevicios no wordpress, mas eu garanto que me arrependi de ter ficado um dia com ele lá. Vou assumir que só fiz isso porque queria uma maneira de colocar vídeos grandes nos posts, mas no blogspot tudo é possível e acabei descobrindo como fazer isso aqui. Por isso eu indico: façam no blogspot. Se bem que a decisão é de vocês, só estou dando um conselho. 

• Fotos do post:  pelo o amor de Deus, não me venham com aquela coisa de colocar as fotos de tamanhos diferentes num só post. Escolham a largura padrão. Se o seu espaço do post tiver 600 pixels, assim como o meu, escolha uma largura de 550 px, que dê pra preencher todo o espaço e ficar centralizada de modo organizado. A coisa mais feia do mundo é colocar uma foto pequena, depois uma grande, depois uma foto "em pé" e uma foto "deitada", uma foto com largura de 600 px e outra com largura de 100 px. Por favor, decidam qual o tamanho padrão e fiquem só com ele. 

• Escrita: sua escrita tem que ser impecável, não dá pra você criar um blog e ficar falando tipo: "oiiiiixxx miguxasss estou aqui p/ flar cm vcs", isso é ridículo gente. Abreviar num blog é tentativa de suicídio e falar de maneira "capenga" também. Por isso, arrase no português e evitem ao máximo usar a linguagem que você utiliza nas redes sociais.

Então é isso, meninas. Espero que tenham gostado das dicas. Beijos!
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Curtiiiii! Isso serve para alfumas meninas que estao querendo ser as 'it gilrs' criando blog de moda. Primeiro q a cara do blog é ridicula e outra q todas sao cafonas kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, adorei as dicas !! to seguindo aqui, segue o meu tb heheh beejijoss !!
    http://www.mahmaquiagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Muito interessante seu blog! Beijoos!

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas, realmente é bem complicado no começo :s

    Vem conhecer o meu blog? ><
    ingridgleize.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. obrigado por retribuir a minha visitinha. menina o mais dificil é fazer o layout viu. estou apanhando mais vou conseguir deixar do jeito que eu queroo :)
    bjuhs :)
    http://quecorusar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vai sim, Jessyka! Eu tive muito trabalho pra deixar o meu layout assim, do jeitinho que eu sempre quis. No mínimo 3 dias pra arrumar. Você consegue!!

    ResponderExcluir
  7. e quando a pessoa não sabe bem o assunto que quer escrever, mas sabe que quer? Quero escrever sobre muitas coisas, principalmente meus textos, mas acho que eles não agradam tanto e não tenho muita criatividade pra posts sobre moda, fotografia ou livros. Assim, adoro tudo, mas não sei por onde começar, sou tímida pra fazer aqueles looks e vídeos, desajeitada e sem grana pra fazer aqueles tipo "Faça você mesma". Sei que sou complicada, mas enfim, se puder me ajudar eu agradeço!
    Bjs :*

    ResponderExcluir
  8. Oi linda... Adorei as dicas. Sucesso!!
    Estou começando agora com um blog e seu como é difícil.

    http://www.jaqueoliveira.com.br/

    ResponderExcluir

Valeska Ribeiro © 2013 - 2014